25 de outubro de 2024 – Física e Arte: qual a relação? com Marcia Rizzutto (IFUSP)

A Física Aplicada possui uma interface muito grande com diferentes áreas do conhecimento, inclusive com as Artes. As pesquisas relacionadas à caracterização dos objetos de arte e do Patrimônio cultural permitem  descobrir e entender os materiais que foram usados para produzi-los bem como buscar novos materiais para preservá-los e protegê-los.
Neste seminário apresentaremos as descobertas que as análises estão produzindo nos estudos dos acervos dos Museus da USP e de São Paulo. As análises realizadas em papel, pinturas, metais, etc., podem nos contar o que está escondido e não conseguimos ver a olho nu.

Márcia Rizzutto desenvolve projetos de pesquisa com os museus da USP e de São Paulo, como Pinacoteca, FAAP, MASP e Casa Portinari. É coordenadora do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural do IFUSP e do Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico. É professora dos Programas de Pós-Graduação de Física e Interunidades em Museologia da USP. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (Antecipa).

Quando: 25 de outubro de 2024, sexta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros – São Paulo/SP)

Fotos: Aqui

Edições Anteriores

Outras palestras de divulgação