Seguindo o formato de clubes de livro, o projeto Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro para debater, com a participação do público, campos da ciência que perpassam suas narrativas.

 

26 de junho de 2025 – A vida de Galileu Galilei com Leonardo Crochik

O Clube do Livro Sci-SAIFR discute a peça teatral “A vida de Galileu”, de Bertolt Brecht, com o físico Leonardo Crochik, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A atividade acontece no dia 26 de junho de 2025 (quinta-feira), às 19h30, pela plataforma Zoom.

Considerada por muitos uma das obras-primas de Brecht, o livro explora a questão da responsabilidade social e ética de um cientista, enquanto o brilhante Galileu precisa escolher entre sua vida e sua obra ao se deparar com as exigências da Inquisição. Por meio da caracterização dramática do famoso físico, Brecht examina as questões da moralidade científica e a difícil relação entre o intelectual e a autoridade.

Leonardo Crochik tem doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela USP e é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFSP. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ciência e educação, história e filosofia da ciência.

Conhece a obra? Vem contar pra gente o que você achou! O clube do livro tem um canal no Telegram para que os participantes possam conversar sobre os livros entre os encontros. 

https://t.me/scisaifr

 

Edições anteriores

Os diários de viagem de Albert Einstein: América do Sul, 1925 com Ze’ev Rosenkranz e Rogerio Rosenfeld

Astrobiologia em seis lições com Bruno Dias Nascimento

Despertar com Henrique Silva (UFSC)

A decodificadora com Gabriela Lemos (IF-UFRJ)

Devoradores de estrelas com Marcelo Munhoz (IFUSP)

Quando deixamos de entender o mundo com Luana Pedroza (IFUSP) e Julian Fucks

O problema dos três corpos com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter Institute)

O Mundo assombrado pelos demônios com Marco Moriconi (IF-UFF)

Buracos Negros com Thaisa Storchi Bergmann

A Máquina do Tempo com Ana Rusche e Pedro Vieira

Duna com Raul Abramo (IFUSP)

Eu fui Veermer com Marcia Rizutto (IFUSP)

Incerteza quântica com Rafael Chaves (IFF UFRN)

As cosmicômicas com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

Astro-antropo-LÓGICAS com Alan Alves Brito (UFRGS)

Para explicar o mundo com Chee Sheng Fong (UFABC)

A primavera silenciosa com Flávia Marquitti (ICTP-SAIFR/UNICAMP)

O debate na literatura sobre a teoria de cordas com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O cerne da matéria com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

O problema dos três corpos com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter I.)