A próxima edição do Ciência no Cinema, projeto do ICTP-SAIFR em parceria com o Reag Belas Artes, exibe o filme Pobres Criaturas, dirigido por Yorgos Lanthimos e vencedor de quatro estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Atriz para Emma Stone. A sessão acontece no dia 2 de abril (terça-feira), a partir das 19h30, seguida de discussão com pesquisadores de diversas áreas: Cláudia Fusco, João Cortese, Michel Naslavsky e Paula Carvalho.

Cláudia Fusco é escritora, jornalista, professora e mestre em Estudos de Ficção Científica pela Universidade de Liverpool. Dá cursos e palestras sobre narrativas, gênero, cultura pop, fantasia e ficção científica. Tem passagem por espaços como USP, Casa do Saber, Bienal do Livro, MIS-SP, Sesc, entre outros. Atualmente, é professora de pós-graduação da ESPM-SP (Entretenimento Fantástico e Mitologias) e do Instituto Vera Cruz (Narrativas Fantásticas).

João Cortese é professor de Filosofia no Instituto de Biociências da USP, vinculado ao Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Doutor em Filosofia pela USP e doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7 (co-tutela). Graduado em Ciências Moleculares pela USP. Pesquisador associado ao Laboratório SPHERE (Université Paris Cité e CNRS) e ao Núcleo de Bioética da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (mantenedora do Sabará Hospital Infantil). Coordenador da área de Ética da iniciativa Understanding Artificial Intelligence (UAI), no IEA-USP. Sua pesquisa se concentra na história e filosofia das ciências, em particular da biologia e da matemática, assim como na bioética e na ética da inteligência artificial.

Michel Naslavsky é biólogo, doutor em genética pela USP e docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP, onde também é pesquisador do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células tronco da USP. Colabora como pesquisador visitante no laboratório de Big Data do Hospital Albert Einstein. Conduz projetos de pesquisa em genômica médica populacional, envelhecimento, bioinformática e bioética. Interessado em efeitos de miscigenação na interpretação de patogenicidade de variantes genéticas, seu impacto para saúde individual e coletiva e como o conhecimento em genética pode reduzir assimetrias informacionais

Paula Carvalho é historiadora e jornalista. Foi editora da revista literária Quatro Cinco Um. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo.

 

 

Filme: Pobres Criaturas, direção de Yorgos Lanthimos

Quando:  02 de abril de 2024, terça-feira, 19h30 com discussão após o filme

Onde: Cinema Reag Belas Artes, R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP

Fotos: Aqui

Edições anteriores

Duna (06/03/2024) Com Ana Rüsche e Raul Abramos

A prova (20/02/2024) com Christina Brech (IME-USP)

Gravidade (23/01/2024) com Roberto Costa (IAG-USP)

Pi (12/12/2023) com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR &IFT-UNESP)

Estrelas Além do Tempo (14/11/202) com Zélia Maria Da Costa Ludwig (UFJF)

A chegada (17/10/2023) com Jana Bianchi e Marcelo Munhoz

Contato (12/09/2023) com Adriana Valio (CRAAM – Mackenzie)

Oppenheimer (25/07/2023 e 08/08/2023) com Ivã Gugel (IFUSP), Gastão Krein (IFT-UNESP) e Lauro Tomio (IFT-UNESP)