Inscrições aqui

No sábado, 16 de março, será realizada a atividade “Jogos de Física para professores – edição Buracos nergos”, no IFT-Unesp das 10h00 as 13h..

Nessa atividade, no formato de um Escape room de tabuleiro, os professores irão enfrentar diversos desafios com o objetivo de mostrar aos estudantes os conhecimentos científicos sobre buracos negros, a partir de temas tradicionais dos currículos de física, que incluem efeito Doppler, leis de Kepler e a lei da gravitação universal de Newton.

Os Escape rooms, ou salas de fuga, são jogos em que as pessoas devem resolver problemas para encontrar a saída da sala e são famosos entre adultos e adolescentes. Logo foi reconhecido seu potencial como estratégia didática porque mobiliza, além dos conteúdos curriculares, a colaboração e a criatividade. “Engenheiros subatômicos:
ativando o Orbitron”, que é a base da missão, é uma atividade deste tipo que foi desenvolvida pelo Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e traduzida e adaptada para português pelo ICTP-SAIFR.

A atividade é gratuita e as inscrições estão abertas até 20 de novembro de 2023. Haverá emissão de certificado.

O evento será realizado no sábado, 16 de março de 2024, no prédio do IFT-UNESP (R. Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II), entre as 10h00 e 13h00.

 

Onde:  IFT-UNESP – R. Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II

Quando: 16 de março de 2024

Horário: das 10h00 às 1h00

Inscrições até 03/03/2024 aqui.

 

Fotos em breve

Edição anterior:

Jogos de Física para professores – Física de partículas (dezembro de 2023)

Jogos de Física para Professores – Missão buracos negros (Agosto de 2023)