No dia 1º de setembro, quarta-feira, às 19h, o ICTP-SAIFR organizará um painel onde dois físicos de destaque no cenário nacional falarão sobre mecânica quântica e vários aspectos de suas carreiras científicas para estudantes do ensino médio. Após a apresentação dos palestrantes, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas ao vivo, e entrarão em contato com o cotidiano desses profissionais.

Para participar é preciso ser estudante de qualquer ano do ensino médio e se inscrever até  30 de agosto de 2021. O evento terá duração de 90 minutos e será realizado na plataforma Zoom.

Inscrições encerradas

Na véspera deste evento os participantes receberão o link para acessar a conferência no Zoom.
ATENÇÃO: em caso de dúvidas, escreva para
 lucas.david@ictp-saifr.org

Professores convidados:

 

Gabriela Barreto Lemos – UFRJ

Ex-aluna do Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte – MG), bacharel e mestre em física pela UFMG e doutora pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado no Instituto para Óptica Quântica e Informação Quântica na Academia Austríaca de Ciências e no Instituto Internacional de Física da UFRN em Natal. Foi professora visitante na School of the Art Institute of Chicago (EUA) e na University of Massachusetts Boston (EUA).  Pesquisadora da área de óptica quântica e informação quântica com ênfase em imageamento quântico e emaranhamento quântico. Foi membra do Grupo de Trabalho de Gênero da Sociedade Brasileira de Física  (2020-2021). É Membra Afiliada da Academia Brasileira de Ciências desde 2021, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2021) e professora adjunta da UFRJ desde 2020.  Em 2019 foi agraciada com a medalha Mietta Santiago do Congresso Nacional.

 

Paulo Alberto Nussenzveig – IFUSP 

Fez os dois primeiros anos do ensino médio no Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro. Após um movimento de resistência à demissão de mais de uma dezena de professores, participou da fundação do ensino médio no Centro Educacional  Anísio Teixeira, onde cursou o terceiro ano. É bacharel e mestre em física pela PUC-RJ e doutor pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI). Foi professor visitante na Cornell University, em 2012. É professor titular do Instituto de Física da USP, onde se dedica a pesquisas nas áreas de ótica quântica e informação quântica. É membro da Coordenação de Área de Física da FAPESP e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Apresenta quinzenalmente a coluna “Ciência e Cientistas” na Rádio USP.

 

Edições anteriores: