28 de março de 2025 – Astronomia das ondas gravitacionais com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR & IFT-UNESP)

Em setembro de 2015, foi realizada a primeira detecção direta de ondas gravitacionais, emitidas pela colisão de uma par de buracos negros. Na decada que passou desde este momento historico, foi possível detectar centenas de fusões de buracos negros e algumas fusões envolvendo estrelas de nêutrons.

Sistemas compactos, com tamanho até 100 km, são os únicos detectáveis pelos observatórios de ondas gravitacionais atualmente em funcionamento. Sistemas binários desses objetos compactos são as principais fontes de ondas gravitacionais observadas até hoje. Essa nova janela de observação sobre o universo permite ampliar o conhecimento da astronomia, da cosmologia e da gravidade fundamental em direções ainda não completamente previsíveis.

Riccardo Sturani tem experiência na área de Física e Cosmologia, com ênfase em Astronomia de Ondas Gravitacionais. Foi pós-doutorando nas universidades de Helsinki (Finlândia), de Genebra (Suíça) e de Urbino (Itália) e é bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. É membro da colaboração LIGO desde 2009, tendo integrado a equipe que detectou pela primeira vez ondas gravitacionais oriundas de objetos binários coalescentes. Como parte dessa equipe, ganhou o Prêmio Breakthrough (considerado o “Oscar” da ciência) e o Prêmio Gruber de Cosmologia.

 

Quando: 28 de março de 2025, sexta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros – São Paulo/SP)

Fotos: em breve

Edições Anteriores

Outras palestras de divulgação