19 de abril de 2024 – Exoplanetas: mundos distantes – Adriana Valio (CRAAM – Mackenzie)

Atualmente, mais de 5600 planetas foram descobertos orbitando outros sóis, utilizando métodos diretos e indiretos de detecção. O método mais produtivo é o de trânsitos planetários, empregado pelo satélite Kepler da NASA. Entre esses novos mundos, muitos se destacam por suas características singulares em comparação com os planetas conhecidos do Sistema Solar. Alguns exemplos incluem gigantes gasosos como Júpiter, que orbitam extremamente próximos de suas estrelas, a apenas alguns poucos centésimos da distância Terra-Sol, resultando em temperaturas extremamente altas.

Além disso, foram identificados planetas do tipo Super-Terra, para os quais não temos equivalentes em nosso sistema planetário. Até mesmo planetas com características semelhantes à Terra foram descobertos orbitando na chamada “zona habitável” de suas estrelas. Resta investigar se algum desses exoplanetas pode sustentar vida e como a atividade estelar pode influenciar suas condições habitáveis.

Adriana Valio é professora e pesquisadora do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em atividade Solar e Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: explosões e manchas solares e estelares, atmosferas solar e estelar, planetas extrassolares e a interação com suas estrelas, habitabilidade planetária, além de radioastronomia.

 

Quando: 19 de abril de 2024, sexta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros – São Paulo/SP)

Fotos: Aqui

Edições Anteriores

Outras palestras de divulgação