Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

30 de setembro – A física quântica no nosso dia-a-dia com Marco Moriconi (IF-UFF)

A física quântica nasceu em 1900 a partir do estudo de questões teóricas e práticas: por um lado Max Planck estava estudando a física da radiação em uma caixa, por outro buscava-se compreender o espectro de lâmpadas incandescentes. A partir daí surgiu uma das teorias científicas mais revolucionárias da história: a física quântica. Seu impacto conceitual e prático é notável, fazendo parte de nosso dia-a-dia, tanto de forma natural, em fenômenos como a fonte de energia do Sol ou estabilidade da matéria, quanto por meio de aplicações tecnológicas, nos computadores, lasers e ressonância magnética nuclear, entre outros. Nessa palestra iremos apresentar um pouco da história e fundamentos da física quântica, suas aplicações no cotidiano e discutir o que o futuro nos reserva.

Marco Moriconi é professor da Universidade Federal Fluminense. Trabalha na área de física teórica, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de campo estatística em duas dimensões, especialmente simetria conforme e modelos integráveis. É também colunista da revista Ciência Hoje (Qual o Problema?), coordenador do portal da físca OBMEP e membro do comitê de provas da OBMEP.

Clique no vídeo para assistir a apresentação. Arquivo da apresentação aqui.

 

 

Edições anteriores 2021

4 de março – O Universo Não Conhecido e a Matéria Escura com Ivone Albuquerque (IFUSP) – Assista aqui.

18 de março – Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock com Jeferson Arenzon (UFRGS) – Assista aqui.

8 de abril: Grafeno: da Física à Revolução Industrial com Thoroh de Souza (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – Assista aqui.

22 de abril: Do caos a ordem: materiais auto-construtores com Cecília Leal (Universidade de Illinois) – Assista aqui.

6 de maio: Ondas gravitacionais: a nova luz com Vitor Cardoso ( Instituto Superior Técnico, Lisboa) – Assista aqui.

20 de maio: ALICE no país das partículas, uma aventura pelo LHC com Jun Takahashi (UNICAMP) – Assista aqui.

27 de maio: Qual o melhor modelo do Universo?  com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/LIneA) – Assista aqui.

3 de junho: Computador Quântico: para que serve e como construir um com Fernando Brandão (Caltech) – Assista aqui.

17 de junho: O universo desconhecido: as novidades das ondas gravitacionais com Cecília Chirenti (UFABC) – Assista aqui.

26 de agosto – Física e Arte: qual a  relação? com Marcia Rizzutto (IFUSP) – Assista aqui.

 

Clique aqui para ver as edições anteriores de 2020