Desafios da cosmologia observacional

Eduardo Cypriano

No final do século XX, observadores surpreenderam os cosmologistas ao afirmar que a taxa de expansão do Universo está em crescimento, ao contrário do previsto pela teoria. Isso pode ser explicado com o conceito de uma energia escura, que seria responsável por esta aceleração, que até hoje não é bem entendida.  Nessa apresentação falaremos sobre o papel crucial das observações para o nosso entendimento do Universo. Exploraremos esse e outros casos para demonstrar o papel essencial dos dados (observações) nessas pesquisas e os desafios atuais da cosmologia observacional.

O evento é gratuito. Participe!
* o Tubaína Bar não faz reserva e está sujeito à lotação.

Visualizar o cartaz desta edição.

Sobre o palestrante

Eduardo Serra Cypriano atualmente é professor associado do departamento de Astronomia do IAG-USP. Possui graduação em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Astronomia pelo IAG-USP. Realizou pós-doutorado na University College London e foi astrônomo residente junto ao telescópio SOAR. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente nos seguintes temas: aglomerados de galáxias, lentes gravitacionais, cosmologia observacional.

Quando:  12 de setembro de 2019, quinta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: O evento será no Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74)

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Próximas Edições

Faça o download do cartaz semestral aqui

  • 3 de outubro, 2019 – Ilana Wainer (IO-USP) –  Efeitos climáticos do oceano
  •  7 de novembro, 2019 – Daniel Stariolo (UFF) – Sistemas complexos: o olhar da Física

Edições Anteriores