Buracos Negros e Altas Energias

Elisabete Dal Pino

Os avanços tecnológicos e científicos dos últimos anos permitiram que Buracos Negros deixassem de ser apenas previsões teóricas e fossem comprovados e registrados em fotografia. Aparecem no centro de galáxias, como a Via Láctea, e também em alguns sistemas estelares binários. Buracos Negros são extremamente massivos e alguns possuem massa igual a bilhões de vezes a massa do Sol! Mas mesmo com todas essas informações, o seu comportamento não foi completamente desvendado. Ao seu redor são produzidos fenômenos bastante energéticos, cuja observação e estudo podem esclarecer várias questões sobre a natureza desses objetos. O Papos de Física deste mês falará exatamente sobre isso: os processos altamente energéticos que ocorrem ao redor de Buracos Negros.

O evento é gratuito. Participe!
* o Tubaína Bar não faz reserva e está sujeito à lotação.

Visualizar o cartaz desta edição.

Sobre o palestrante

É doutora e mestre em Astronomia pela Universidade de São Paulo. Fez dois pós-doutorados, na Universidade de Berkeley (EUA) e Universidade de Harvard. Em sua carreira recebeu diverso prêmios, entre eles o de pesquisadora-associada no Centro Internacional de Física Teórica em Trieste (ICTP), Itália, 1994-2001, o Prêmio Jabuti de Livro Científico e o Prêmio Cláudia de Mulher na Ciência em 2017. Atualmente é professora titular no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, onde trabalha com Astrofísica de Alta Energia e Plasma, astrofísica estelar e extragaláctica e cosmologia.

Quando: 13 de Junho, 2019, quinta-feira, entre 19h30 e 21h

Onde: O evento será no Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74)

Sobre

Papos de Física é um evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR e surge como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível a qualquer público.

Edições Anteriores