A edição de junho do Ciência no Cinema, projeto do ICTP-SAIFR em parceria com o Belas, exibe o clássico de Stanley Kubrick -vencedor do Oscar® de Melhores Efeitos Especiais – seguido de debate com especialistas. Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Eduardo Cypriano é Professor Associado departamento de Astronomia do IAG-USP. Possui graduação em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Astronomia pelo IAG-USP. Realizou pós-doutorado na University College London e foi astrônomo residente junto ao telescópio SOAR. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragalactica, atuando principalmente nos seguintes temas: aglomerados de galaxias, lentes gravitacionais, cosmologia observacional

Mauro Almeida é P.h.D. em Antropologia Social (University of Cambridge Darwin College, 993), Mestre em Ciencia Politica (Universidade de Sao Paulo 1979) e graduado em Ciências Sociais (Universidade de São Paulo., 1973). Membro permanente do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. Áreas de pesquisa: amazonia, reservas extrativistas,comunidades tradicionais, e teoria antropológica. Participou da criação da reserva extrativista do Alto Juruá, e do planejamento da Universidade da Floresta (Universidade Federal do Acre – Campus Floresta). Publicou artigos em Current Anthropology, Journal for Latin-American Anthropology e outras revistas especializadas. É co-autor do livro “A Enciclopedia da Floresta. O Alto Juruá: prática e conhecimentos das populações, em com Manuela Carneiro da Cunha” e do livro “Caipora e Outros Conflitos Ontológic

Renata Wassermann possui bacharelado em Ciencia da Computacao pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Amsterdã (1999) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

Ciência no Cinema é uma parceria do ICTP-SAIFR e do Reag Belas Artes em que cientistas conversam com o público após a exibição de um filme relacionado com temas científicos. As sessões são mensais.

Filme: 2001 – uma odisséia no espaço

Quando:  25 de junho de 2024, terça-feira, 19h30 com discussão após o filme

Onde: Cinema Reag Belas Artes, R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP

Fotos: aqui


Edições anteriores

Primer (21/05/2024) com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter Institute)

Pobres criaturas (02/04/2024) com Cláudia Fusco, João Cortese, Michel Naslavsky e Paula Carvalho

Duna (06/03/2024) Com Ana Rüsche e Raul Abramos

A prova (20/02/2024) com Christina Brech (IME-USP)

Gravidade (23/01/2024) com Roberto Costa (IAG-USP)

Pi (12/12/2023) com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR &IFT-UNESP)

Estrelas Além do Tempo (14/11/202) com Zélia Maria Da Costa Ludwig (UFJF)

A chegada (17/10/2023) com Jana Bianchi e Marcelo Munhoz

Contato (12/09/2023) com Adriana Valio (CRAAM – Mackenzie)

Oppenheimer (25/07/2023 e 08/08/2023) com Ivã Gugel (IFUSP), Gastão Krein (IFT-UNESP) e Lauro Tomio (IFT-UNESP)