O ICTP-SAIFR continua com o programa “Ciência em Diálogo: Física e arte” no Instituto Moreira Salles. O principal objetivo é aproximar o público geral de temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento. Todos os meses, um físico e um especialista em outra área do conhecimento debatem sobre algum assunto no IMS, em São Paulo (Avenida Paulista, 2424).

No primeiro semestre de 2020, manteremos o tópico  “Física e Arte” com apresentações mensais sobre temas diversos. A programação do semestral estará disponível em breve. O evento acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, das 19h00 – 20h30. A entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas uma hora antes do início das apresentações (uma senha por pessoa).

Por conta do sucesso, teremos reprises dos encontros aos sábados pela manhã! Agora no Cineteatro do IMS, com capacidade para 145 pessoas. Nesse semestre, a reprise será sobre Ficcção Científica, no dia 1 de fevereiro.

Informações da página do IMS: https://ims.com.br/eventos/ciencia-em-dialogo-fisica-e-arte/

 

Programa:

  • REPRISE! 1 de fevereiro, 11h (SÁBADO), no Cineteatro: Ficção Científica com  Antônio Xerxenesky e Rodrigo Nemmen, com moderação do físico Pedro Vieira (cartaz do evento aqui! fotos aqui!)

Rodrigo Nemmen é professor do IAG-USP e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Trabalha nas áreas de astrofísica e buracos negros.

Antônio Xerxenesky é escritor, autor de “As perguntas” e “F”, tradutor e doutor em Teoria Literária pela USP

Pedro Vieira é professor em conjunto no Perimeter Institute (Canadá) e no ICTP-SAIFR/IFT-UNESP. Trabalha em Teoria de Campos e recebeu diversos prêmios por sua pesquisa incluindo a Medalha Gribov em 2015, o Prêmio Sackler em 2018, e o Prêmio New Horizons em 2019.

 

 

  • 6 de março: Leonardo da Vinci, com Rodrigo Naves e Deniol Tanaka (cartaz do evento aqui!)

Deniol Katsuki Tanaka é engenheiro mecânico. Desde 1989, é professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão e Desgaste. (Fonte: Currículo Lattes)

Rodrigo Naves é crítico de arte e professor. Publicou, entre outros, El Greco: O mundo turvo (Brasiliense, 1985), Amilcar de Castro (Tangente, 1991), Nelson Felix (Cosac Naify, 1998), Goeldi (Cosac Naify, 1999). Há mais de duas décadas ministra um curso livre de história da arte.

 

  • 3 de abril – programação em breve
  • 8 de maio – programação em breve

 

EDIÇÕES ANTERIORES: