Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

13 de agosto – Um “POEMMA” — detector de partículas cósmicas ultra-energéticas

Grandes observatórios foram construídos na Argentina, nos EUA, e no Polo Sul para resolver o mistério das partículas cósmicas ultra-energéticas. A origem destas partículas cósmicas continua desafiando nossas teorias demonstrando a necessidade de detectores ainda maiores. O nosso time desenhou uma missão espacial para a NASA chamada POEMMA (Probe Of Multi-Messenger Astrophysics) e estamos construindo um protótipo que vai ser lançado pela NASA usando balões super pressurizados da Nova Zelândia. Vou descrever a nossa aventura espacial e as possíveis respostas da nossa missão.

Angela V. Olinto é pró-reitora e professora do Departamento de Ciências Físicas da Universidade de Chicago (EUA) e trabalha na área de cosmologia e astrofísica de altas energias

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui.

27 de agosto – Grafeno: a física na ponta de um lápis 

Já se sabe há alguns séculos que o grafite é um cristal formado por um empacotamento de planos de átomos de carbono, mas apenas há alguns anos foi possível isolar uma única camada atômica, chamada de grafeno, possibilitando a realização de experimentos que levaram ao desenvolvimento de novas teorias. Mostrarei no seminário que o grafeno apresenta uma série de propriedades físicas únicas (eletrônicas, térmicas, mecânicas, dentre outras) e como estas propriedades podem seu usadas em diferentes aplicações tecnológicas.

Marcos Pimenta é professor do Departamento de Física na Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do INCT Nanocarbono e do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG (CTNano).

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui

 

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal) -Assista aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

2 de julho – Sistemas Complexos: quando o todo é maior do que a soma das partes com Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

16 de julho – Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos com Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) – Assita aqui.

30 de julho – Neutrinos: O que são e para que servem? com Andre de Gouvêa (Universidade de Northwestern) – Assita aqui.