Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações mensais, às 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

19 de outubro – Sistemas Complexos e o Prêmio Nobel de Física 2021 com Daniel Stariolo (IF-UFF)

Em 2021, o Prêmio Nobel de Física foi outorgado a três pesquisadores pelo seu trabalho em diferentes “sistemas complexos”. Klaus Hasselmann e Siukuro Manabe levaram metade do prêmio por suas contribuições na área da física do clima. A outra metade ficou com Giorgio Parisi, por suas contribuições na física de sistemas  com desordem e aplicações. Na palestra, o prof. Stariolo falará sobre o que são os sistemas complexos, uma área relativamente nova, com forte apelo multidisciplinar, e qual o seu contexto entre as áreas tradicionais da Física. Numa segunda parte, será discutido o trabalho de Giorgio Parisi, e suas importantes contribuições na compreensão de diferentes sistemas complexos, como em sistemas magnéticos desordenados, no problema da transição para o estado vítreo nos “vidros de janela”, em problemas de crescimento de interfaces, assim como em diversas outras questões que atravessam as fronteiras da Física, como redes de neurônios e problemas de otimização combinatória.

Daniel Stariolo (IF-UFF) é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense e, durante seu pós-doutorado, participou do grupo liderado pelo laureado do Nobel, Giorgio Parisi, na Universitá di Roma La Sapienza (Itália). Tem experiência na área de física, com ênfase em física estatística e propriedades térmicas da matéria condensada, atuando principalmente nos temas: transições de fases em sistemas com frustração e desordem, sistemas vítreos e fases anisotrópicas em sistemas com interações competitivas em baixa dimensão.

Clique no vídeo para assistir a apresentação. Clique aqui para o arquivo da apresentação.

 

28 de outubro – Einstein, agujeros negros, ondas gravitacionales y algunas otras cosas com Gabriela González (Louisiana State University)

Há mais de 100 anos, Einstein previu que o espaço-tempo era dinâmico e que havia “ondas gravitacionais” que viajavam à velocidade da luz. Em 14 de setembro de 2015, os dois observatórios do LIGO detectaram, pela primeira vez, um sinal gerado por ondas gravitacionais que viajam pela Terra, e que foi criado há cerca de 1,3 bilhões de anos pela colisão final de dois buracos negros que estavam orbitando um ao outro. Desde então, muitos outros sinais foram detectados, incluindo um em 2017 com emissão de luz, o sinal foi originado a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons e foi detectado por instrumentos do LIGO e pelo detector europeu Virgo. Estes sinais nos ajudam a entender a origem de metais pesados ​​(e preciosos). Em sua palestra, a profª González descreverá a longa e incrível história desta descoberta, detalhes das últimas detecções e o futuro deste novo campo da astronomia. A apresentação será em espanhol.

Clique no vídeo para assistir a apresentação.

 

Edições anteriores 2021

4 de março – O Universo Não Conhecido e a Matéria Escura com Ivone Albuquerque (IFUSP) – Assista aqui.

18 de março – Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock com Jeferson Arenzon (UFRGS) – Assista aqui.

8 de abril: Grafeno: da Física à Revolução Industrial com Thoroh de Souza (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – Assista aqui.

22 de abril: Do caos a ordem: materiais auto-construtores com Cecília Leal (Universidade de Illinois) – Assista aqui.

6 de maio: Ondas gravitacionais: a nova luz com Vitor Cardoso ( Instituto Superior Técnico, Lisboa) – Assista aqui.

20 de maio: ALICE no país das partículas, uma aventura pelo LHC com Jun Takahashi (UNICAMP) – Assista aqui.

27 de maio: Qual o melhor modelo do Universo?  com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/LIneA) – Assista aqui.

3 de junho: Computador Quântico: para que serve e como construir um com Fernando Brandão (Caltech) – Assista aqui.

17 de junho: O universo desconhecido: as novidades das ondas gravitacionais com Cecília Chirenti (UFABC) – Assista aqui.

26 de agosto – Física e Arte: qual a  relação? com Marcia Rizzutto (IFUSP) – Assista aqui.

30 de setembro – A física quântica no nosso dia-a-dia com Marco Moriconi (IF-UFF) – Assista aqui.

 

Clique aqui para ver as edições de 2020