Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

29 de outubro – Buracos Negros e o Nobel de 2020 com Rodrigo Nemmen (IAG-USP)

Buracos Negros estão no centro dos trabalhos laureados com o Prêmio Nobel de Física em 2020. No dia 29/10, às 19h, o professor Rodrigo Nemmen (IAG-USP) fará uma apresentação especial do Física em casa conversando sobre esses curiosos objetos e as pesquisas que levaram a essa premiação.

Rodrigo Nemmen é professor do IAG-USP e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Trabalha nas áreas de astrofísica e buracos negros.

Assista aqui.

 

 

8 de outubro – Física dentro do copo de água com Luana Pedroza (UFABC)

Você já se perguntou porque o gelo flutua na água? Sabia que a água não é incolor? Apesar da água ser uma substância tão comum em nossas vidas, ela ainda nos surpreende com suas propriedades. Nessa palestra, discutiremos o que faz a água ser esse líquido tão especial e como tentamos compreendê-la utilizando Mecânica Quântica e simulações computacionais

Luana Pedroza atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC) e Jovem Pesquisadora FAPESP-Max Planck, atuando na área de simulação computacional em física da matéria condensada, com ênfase em estrutura eletrônica e simulações atomísticas em eletroquímica.

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui.

22 de outubro – A Física na Diplomacia com Ernesto Mané (físico e diplomata)

Neste seminário, Dr. Ernesto Mané falará sobre sua trajetória acadêmica e diplomática. No que concerne à trajetória acadêmica, falará sobre sua pesquisa em física nuclear experimental – espectroscopia laser e armadilhas de íons radioativos -, e sobre sua recente pesquisa em reatores navais. Sobre sua trajetória diplomática, falará dos temas que estiveram sob sua responsabilidade como assessor na Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis entre 2016 e 2019, incluindo o Tratado para a Proibição de Testes Nucleares.

Assista aqui.

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal) -Assista aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

2 de julho – Sistemas Complexos: quando o todo é maior do que a soma das partes com Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

16 de julho – Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos com Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) – Assita aqui.

30 de julho – Neutrinos: O que são e para que servem? com Andre de Gouvêa (Universidade de Northwestern) – Assita aqui.

13 de agosto – Um “POEMMA” — detector de partículas cósmicas ultra-energéticas com Angela V. Olinto  (Universidade de Chicago – EUA) – Assista aqui.

27 de agosto – Grafeno: a física na ponta de um lápis  com Marcos Pimeta (UFMG) – Assista aqui.

10 de setembro – Emaranhamento quântico e um novo paradigma para o processamento de informação com Rafael Chaves (IIP-UFRN) – Assista aqui.

24 de setembro – Muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante… com Edivaldo Moura Santos (IFUSP) – Assista aqui.