Agora você pode assistir às palestras de divulgação do ICTP-SAIFR sem precisar sair de casa! Com as atividades presenciais suspensas, o ICTP-SAIFR começou em maio um novo programa de divulgação científica: o Física em Casa com apresentações quinzenais, às quintas-feiras, 19h, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube, Saifr Divulga! Confira as próximas apresentações!

 

 

10 de setembro – Emaranhamento quântico e um novo paradigma para o processamento de informação com Rafael Chaves (IIP-UFRN)

Ao longo das últimas três décadas, a teoria quântica abriu o caminho para uma forma radicalmente nova de se processar informação. Tecnologias que até pouco tempo atrás soariam como ficção científica, tais como o computador quântico ou a internet quântica, logo poderão se tornar realidade. O recurso por detrás destas novas possibilidades é o emaranhamento quântico que, como discutiremos, possibilita uma forma fundamentalmente segura de criptografia: um hacker não pode acessar nossas informações a menos que as próprias leis da física sejam quebradas.

Rafael Chaves é líder do grupo de pesquisa em Informação Quântica (www.iip.ufrn.br/qiqm) do Instituto Internacional de Física (IIP-UFRN) em Natal. É grantee do Instituto Serrapilheira e foi selecionado em 2020 como “Outstanding Referee” pela American Physical Society. É também professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT-UFRN) e professor permanente da pós-graduação do Departamento de Física da UFRN. 

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui.

24 de setembro – Muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante… com Edivaldo Moura Santos (IFUSP)

Raios cósmicos ultra-energéticos são partículas subatômicas com energias cinéticas que podem se equipar àquelas de corpos macroscópicos e que bombardeiam nossa atmosfera ininterruptamente. A busca pela origem de tais partículas têm levado os astrofísicos a escrutinar os objetos celestes mais espetaculares e longínquos do cosmos. Descreveremos um pouco da longa e conturbada viagem destas partículas desde galáxias nos confins do universo até o sistema solar.

Edivaldo Moura Santos é professor associado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente dedica-se ao estudo de raios cósmicos ultra-energéticos com dados do Observatório Pierre Auger, à Astrofísica de raios gama com o Cherenkov Telescope Array (CTA) e à Cosmologia Observacional com dados da temperatura da radiação cósmica de fundo e da distribuição de matéria no universo em grandes escalas.

Assista aqui. Arquivo da apresentação aqui..

Edições Anteriores

7 de maio – De que é feito o Universo? com Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – junto com a Marcha Virtual pela Ciência  Assista aqui.

21 de maio – Possível ou impossível com Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/Perimeter Institute) – Assista aqui

4 de junho – Astronomia das ondas gravitacionais  com Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP/IIP-Natal) -Assista aqui.

18 de junho – Supercordas: sucessos e desafios com Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

2 de julho – Sistemas Complexos: quando o todo é maior do que a soma das partes com Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) – Assista aqui.

16 de julho – Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos com Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP) – Assita aqui.

30 de julho – Neutrinos: O que são e para que servem? com Andre de Gouvêa (Universidade de Northwestern) – Assita aqui.

13 de agosto – Um “POEMMA” — detector de partículas cósmicas ultra-energéticas com Angela V. Olinto  (Universidade de Chicago – EUA) – Assista aqui.

27 de agosto – Grafeno: a física na ponta de um lápis  com Marcos Pimeta (UFMG) – Assista aqui.