O ICTP-SAIFR tem uma ampla variedade de atividades dirigidas ao público geral. Desde 2020, é realizado, virtualmente, o Física em Casa, em que um físico convidado aborda uma área do seu interesse. As palestras são transmitidas pelo canal do Youtube SAIFR Divulga!, onde também é possível encontrar vídeos de divulgação de entrevistas com pesquisadores internacionais falando sobre conceitos físicos, experiências profissionais e pontos de vista pessoais, além de minidocumentários sobre tópicos da física. No mesmo canal também são transmitidas ao vivo edições do Ciência em Diálogo Virtual. Caso goste de uma boa leitura, o clube do livro Sci-SAIFR convida cientistas a escolherem um livro para debater, com a participação do público, campos da física que perpassam suas narrativas.

O instituto promove as Public Lectures, palestras com pesquisadores de renome mundial, presencialmente no auditório do IFT-UNESP e virtualmente pelo SAIFR Divulga!, também são realizados dois eventos presenciais mais intimistas: O Ciência em Diálogo, em parceria com o IMS Paulista, em que um físico e um pesquisador de outra área do conhecimento são convidados para dialogar sobre um tópico em comum; e o Papos de Física, no qual um físico convidado fala sobre suas pesquisas em um bar, o evento promove um ambiente informal e de proximidade com os cientistas.

A divulgação também está presente nas nossas redes sociais: além do canal de youtube SAIFR Divulga!, o Instagram @ictpsaifr também publica conteúdo para o público geral e conta com a série Doses de Física, que, semanalmente, apresenta um novo assunto do universo da física de maneira descontraída e descomplicada.

Caso queira conhecer o cenário de campos da física, sua história e principais contribuições brasileiras, confira os Especiais Multimídia, que abordam o desenvolvimento de diferentes áreas no Brasil, combinando texto, vídeos, podcasts e interatividades. Quer saber mais sobre personalidades da física? Então leia as publicações do Pioneiros da Física Brasileira, que consistem em biografias de grandes nomes da física nacional.