O programa “Ciência em Diálogo”, uma parceria entre o ICTP-SAIFR e o Instituto Moreira Salles, está de volta em 2021! O principal objetivo do programa é aproximar o público geral de temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento. Nesse momento os encontros serão transmissões on-line, no canal SAIFR Divulga! nos dias 23, 25 e 26 de fevereiro, às 19h.

Para este semestre uma programação especial propõe o diálogo entre a Física com a Fícção Científica em três encontros. Confira a programação e participe!

 

 

  • terça, 23 de fevereiro – 19h: Futuro – Assista aqui!

André Araújo é jornalista, professor, pesquisador e escritor. Doutor com Comunicação Social pela UFRGS, atualmente pesquisa literatura especulativa no cruzamento com correntes do pensamento contemporâneo.

Raul Abramo  é professor do IFUSP, pesquisador associado do ICTP-SAIFR, e pesquisador visitante nas Univ. de Princeton e Univ. de Pennsylvania. Trabalha nas áreas de cosmologia e astrofísica.

  • quinta, 25 de fevereiro – 19h: Viagens no tempo – Assista aqui!

Ana Rusche é escritora, pesquisadora e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre ficção científica, feminismo e utopia.

Pedro Vieira  é professor em conjunto no Perimeter Institute (Canadá) e no ICTP-SAIFR/IFT-UNESP. Trabalha em teoria de campos e recebeu diversos prêmios por sua pesquisa incluindo o Prêmio New Horizons em 2019. 

  • sexta, 26 de fevereiro – 19h: Multiversos – Assista aqui!

Cláudia Fusco é jornalista, escritora e  mestre em Science Fiction Studies pela Universidade de Liverpool.

Rogério Rosenfeld  é vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-UNESP, e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física. Trabalha nas áreas de cosmologia e física das partículas.

 

EDIÇÕES ANTERIORES de CIÊNCIA EM DIÁLOGO: FÍSICA E ARTE